Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a ABIMOTA


Moderador

Luis Miguel Loureiro – RTP

https://www.facebook.com/luis.m.loureiro

Jornalista da RTP e professor na Universidade Lusófona do Porto, onde dirige a licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura. Licenciado em Bioquímica, em 1992, seguiu o apelo da comunicação e do jornalismo, "bichinho" com que foi contaminado nos anos 80, no tempo das rádios locais às quais chama "a primeira internet". No caso, o agente responsável pelo contágio foi a resistente Rádio Terra Nova, da Gafanha da Nazaré, que é uma das poucas desse tempo que se mantêm. A qualidade do contágio foi tal que, já depois de passar pela Rádio Nova do Porto e pela Rádio Comercial, assentou no serviço público, em 1997, tentando tornar-se um "repórter a sério", embora isso não lhe bastasse. Voltou à universidade. No caso, a Universidade do Minho, de onde, em Abril do ano passado, saiu doutor em Sociologia da Comunicação. 


Oradores

Ana Pereira - Cenas a pedal

https://www.facebook.com/anafspereira

https://www.facebook.com/cenasapedal

http://cenasapedal.com
http://bicicultura.org
http://mubi.pt

Estudou Química & Biotecnologia na universidade, mas empreendedorismo e sustentabilidade nos tempos livres. Blogger, activista veterana da Massa Crítica, publicou “O Código da Estrada e os Velocípedes – Perguntas Frequentes“, co-fundou o portal Bicicultura.org, casa do primeiro agregador português de blogues de utilizadores de bicicleta, o Planeta Bicicultura, e de um wiki de trabalho com projecto vários, co-(re)fundou a Cicloficina, colaborou no Passeio Livre, colaborou na Ciclo-Via.org, co-organizou o Bicicamp, onde em 2008 se consolidou a ideia de fundar uma nova organização de defesa dos direitos dos utilizadores de bicicleta e promoção deste meio de transporte, a MUBi, co-fundou esta associação e é nela voluntária desde essa altura.

 

Noca Ramos - myBikes

https://www.facebook.com/noca.ramos

http://vimeo.com/78580099

«Sei de um homem que faz objectos com alma, e de uma história que começa e acaba aqui. Para quem os souber ler, são poemas com rodas e com tubos nascidos de momentos de paixão a olhar para dentro. Mastigam-se os sonhos de um coração e depois encaixam-se em peças. A alma das coisas vai nascendo aos poucos em partes de dias ou de noites que se querem guardar. Escolhem-se os bocados de sonho com mais sentimento ou com os  sentimentos que servem. Apenas os sons especiais e com a quantidade certa de silêncios são usados na oficina. Pode-se juntar minutos de algumas manhãs com a pele das mãos e da cara a sentir o vento feito de ar parado, por onde se passa depressa com rodas a fazer de pés (...)»


Zé Nuno Amaro – Empreendedor

https://www.facebook.com/nuno.zamaro

https://www.facebook.com/pages/ANGEL/200471373460034

Sócio fundador da Ideiabiba, empresa de eventos responsável pelos sucessos, Crianças na Lua, projeto português para crianças mais famoso internacionalmente, e projeto BUTE, vencedor do Prémio Nacional de Mobilidade em 2007. Desenvolveu a Fundação Vítor Baía para o seu amigo e colega de profissão em 2003 e criou a marca Bike Art Concept, www.BKI-Cruisers.com, onde constam modelos desenvolvidos para a Família Real Espanhola, entre outros ilustres portugueses e estrangeiros. Responsável pelo desenvolvimento das ações de promoção da VW/SIVA, nomeadamente a criação do lounge VW no festival Optimus Alive. Depois da venda da Ideiabiba, cria a WISE U Creativity Fab Lab para dar forma ao que realmente o fascina, o desenvolvimento criativo pensado para potenciar a ideia deixando ao cliente a oportunidade de procurar depois o fornecedor que melhores garantias lhe possa dar no produto final. Saiba mais através do seguinte endereço: www.wise-u.eu. Especialista em áreas como a Mobilidade, Futebol e Emoções, divide a sua atividade entre tudo o que seja difícil para que se torne fácil aos olhos dos outros, quer seja material ou virtual. Sonhador e diabólico, ainda acha que o melhor da vida é de borla, mesmo que seja alguém a pagar… Assume-se como alguém que não sabe nada mas quer aprender… Pagam-lhe para isso, ou mesmo que não o façam, às vezes também dá ideias de borla…”

 

Mário Alves – Consultor

https://www.facebook.com/mariojalves

https://sites.google.com/site/mariojalves/

Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico, especialista em transportes e mobilidade com o grau de mestre pelo Imperial College London. Trabalhou no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais da Universidade Técnica de Lisboa e no Centre for Transport Studies of the University of London como Investigador Associado. Foi consultor em vários projectos europeus, nomeadamente LifeCycle e Active Access e é membro do painel de especialistas da Direcção-Geral de Energia e Transportes da Comissão Europeia. Foi consultor do Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e outros modos suaves. Em 2010 publicou como coeditor o livro "The Walker and the City". É membro da direcção da Federação Internacional de Peões e escreveu artigos e fez numerosas comunicações e seminários em vários países europeus sobre diversas temáticas relacionadas com transportes e mobilidade sustentável.

 

Relactora de conclusões

Anabela Narciso Ribeiro – UC

https://www.facebook.com/anabela.s.ribeiro 

Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro nasceu em 1966 em Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra desde 2009 (tendo sido Assistente Convidada do mesmo Departamento desde 1997) e lecciona disciplinas no Mestrado Integrado de Engenharia Civil e no Programa Doutoral de Sistemas de Transportes. Possui a Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, o mestrado em Engenharia Civil, especialidade em Engenharia Urbana pela Universidade de Coimbra e é Doutorada em Ordenamento do Território e Transportes desde 2009, pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é responsável pelo “Estudo de Mobilidade para Inserção de uma Rede Ciclável na Cidade de Tomar”, resultante de um protocolo entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Tomar e participa em dois projectos FCT que se iniciaram recentemente, sobre mobilidade sustentável e modos suaves (INNOVSHARE e SoMoMUT). Participa ainda em acções COST e em projectos financiados pelo QREN. Está a orientar teses de doutoramento e mestrado, que na sua maioria se relacionam com mobilidade sustentável e modos suaves e com  sua relação com o ordenamento do território e o planeamento urbano . Para além destes dados globais, desde 2009 tem vindo a publicar diversos artigos científicos e capítulos em livros


Autoria e outros dados (tags, etc)



FB



Contactos


E-mail UA

FB


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog